segunda-feira, 18 de setembro de 2017

O Que Mudou Na Minha Vida Depois Da Faculdade?

Ainda numa onda de regresso às aulas, hoje decidi trazer-vos um pouco da minha experiência pessoal em relação à minha vida académica e o pós vida académica.

Não escondo que já houve muitos dias em que me arrependi de ter tirado um curso superior - para quem não sabe, eu não trabalho na área. Mas são pensamentos que já não me ocorrem. Pesava-me o esforço, meu e dos meus pais e de não ter dado frutos. Trabalhei na área, alguns anos mas não me dava sustento para o carro quanto mais para uma vida. E eu precisava urgentemente de começar a ter uma vida monetária [se assim poderei usar a expressão].

Na faculdade [É Só Lusíada Universidade! lalala] aprendi montes e montes de coisas. E nem tudo aprendi nas aulas porque tentei viver o máximo que consegui em relação a tudo o que me era concedido. Tirei negativas, até reprovei a uma cadeira, tirei algumas boas notas, até um ou dois 18, estudei com colegas da minha idade, fiz amizade com colegas mais velhos. Tive muitas (até perdi a conta...) ressacas, saídas, praxes, gargalhadas entre tardes na relva com a capa ou não vestida. 
Mas foi-me sempre estipulado pela minha consciência que na hora dos exames, a cena tinha que ser minimamente séria. Quando eu me interessava (e também quando não me interessava...), eu estudava e se a nota não fosse bem aquilo que eu desejava, eu ia a melhoria de nota - da mesma forma, também aqui perdi a conta das vezes que fui fazer melhoria, às vezes por um valor!

A minha faculdade era e é privada. Não tive que trabalhar para pagar os estudos como tanta gente o fez e faz e por quem eu tenho a maior admiração [no meu grupo de amigas, só uma fazia isso e posso garantir-vos que ela nos acompanhava nas festas a esmagadora maioria das vezes, levantando-se sempre mais cedo para ir trabalhar e depois de almoço aparecia para as aulas e isto tem de se louvar, meus caros amigos]. Os meus pais pagaram os três anos que lá estive e o mínimo que eu poderia fazer, era não andar lá a passear SÓ copos de cerveja (tirando o dia do Rally-Tascas, aí só passeava mesmo copos!). 

Terminada esta etapa, não me enchi de mim mesma, apenas me orgulhei. Tínhamos conseguido. Com mais festas, menos festas, com boa média ou apenas satisfatória, eu e os meus pais tínhamos conseguido. Já estava licenciada, com direito a flores, festa, bolo e um canudo de baixo do braço.

Hoje trabalho num centro comercial. Esta é a realidade. Já trabalhei em dois jornais - um mensal e um diário [e este nacional e internacionalmente reconhecido] e trabalhei numa televisão local. Aprendi MUITO! Pude lidar com pessoas que nunca pensei trocar se quer duas palavras. Vi noticias minhas escritas a serem lidas pela pessoa do lado no comboio. Tenho fotografias com o Mário Soares e a mulher. Com os Homens da Luta. Com o Virgul. Eu sei lá... Uma série de recordações.

Adorava dizer que não desisti da área. Mas nem vou entrar por aí; só vos queria dizer, finalmente, é que depois da faculdade, a minha vida ficou melhor. É a mais pura verdade. Andei muito tempo a fazer cursos e especializações em pontos específicos na área do Jornalismo, andei a estagiar à palex, andei a recibos verdes, de um lado para o outro, etc, etc. Mas porque assim os meus pais me deram a oportunidade (nunca me exigiram um trabalho com €€ à vista) e porque assim eu o entendi porque eu dizia para mim "És nova, faz currículo agora". Foi o que fiz e não me arrependo. Agora, longe das noticias, recebo o meu ordenado que dá para ir construindo uma vida, a minha. 

A faculdade foi a minha rampa de lançamento. Caloiros aí à solta: aproveitem estes anos da vossa vida a 100%! Divirtam-se MUITO e estudem, porque na faculdade também se faz disso e já agora, mesmo que achem que não, é mesmo verdade quando dizem que os amigos que fazem na faculdade são para a vida.

Bênção das Fitas de Lisboa, 2010

De certeza que vou passar, nos próximos tempos, por trajados e vou ter vontade de dizer GRANADA mas a vida anda para a frente e ando mais preocupada em ver as promoções do Jumbo/Pingo Doce xD.

8 comentários:

  1. Se hoje te sentes feliz e realizada como pessoa e se a tua experiência na faculdade te ajudou nisso, é óptimo (= eu continuo a achar uma pena que em Portugal se forme tanta gente e depois não se aproveite isso, tanto investimento, público e particular, para depois não se dar uso

    ResponderEliminar
  2. São os anos de ouro, aqueles que, inevitavelmente, nos marcam a todos os níveis. Mas terminam e dão lugar ao início de tudo o resto. É daí que vem a verdadeira experiência e o resto são memórias. Terminei o ano passado e já tenho saudades :)

    ResponderEliminar
  3. Estavas a sair e eu a entrar :)
    Foi das melhores experiências da minha vida, sim, mas também a mais exaustiva, a com mais sacrifícios e momentos negativos. Agora que acabou, fica a saudade dos tempos de estar todos os dias com os amigos e de viver a praxe a 100%, todos os dias. Não tenho vontade de regressar porque sou mais feliz agora que tenho um emprego, o meu dinheiro e a possibilidade de fazer a vida que sempre quis.

    ResponderEliminar
  4. Gostei tanto mas tanto deste post! Aqueceu-me o coração! Vou agora para o segundo ano e nem acredito! O tempo passa a voar!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  5. A última frase é a mais pura das verdades: os amigos para a vida são aqueles que fazemos durante a Faculdade. Apesar de andarmos a estudar, há tempo e há forma de conseguirmos conciliar tudo para que consigamos estudar, sair, festas, beber uns copos, dar umas gargalhadas, entre outras coisas.. Há que aproveitar ao máximo esses anos, pois vão deixar imensas saudades.

    Beijinhos,
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  6. Não tirei nenhuma licenciatura, mas andei num tesp numa escola superior. Foi apenas um ano, mas foi o melhor da minha vida, porque finalmente soube do que gostava. O que tu retrataste é uma grande verdade dos dias de hoje, mas fico feliz por teres esse pensamento :)

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
  7. ❤ é só lusíada universidade, o céu azul sobre a cidade (...) nós só queremos azul e amarelo, azul e amarelo ...

    Os melhores anos ❤

    ResponderEliminar
  8. É como dizes, ajuda-nos a crescer e ensina-nos muita coisa, mas a vida segue e nós precisamos de nos saber adaptar :)

    ResponderEliminar